História

Via Esporte 092014 Via Esporte 092014 Gramado\

Conheça um pouco da Via Esporte

A história começou em março de 1994, na antiga Sul Sports Center, que ficava na Avenida Giovanni Gronchi e acabou sendo o embrião da Via Esporte. Naquela época o trabalho pioneiro baseado na Psicomotricidade estava sendo formatado e introduzido nas atividades da academia pela Professora Sandra Rossi Madormo. Como o grande objetivo dos sócios era desenvolver este trabalho diferenciado, uma preocupação, desde o princípio, se abateu sobre eles: o espaço da Sul Sports Center estava fadado a ser vendido. Essa incerteza motivou uma ação mais ousada e, em maio de 1995, iniciaram o ambicioso projeto de construir a unidade própria.

O terreno foi conseguido numa localização a cerca de 3 km da Giovanni Gronchi. Os sócios acreditavam que no futuro o local se desenvolveria, e então começaram a “batalha” para gerar recursos para o empreendimento. Foram 6 anos e meio até que em 3 de Setembro de 2001, iniciou-se a operação. O longo tempo de construção permitiu que as instalações fossem muito pensadas e evoluíssem para atender as necessidades pedagógicas da metodologia Via Esporte, principalmente no coração da academia, as piscinas. Elas têm características construtivas diferenciadas e, com profundidades variadas, propiciam aos alunos vivenciarem raso e fundo durante a aula, gerando possibilidades de um melhor aprendizado. Ainda no espaço das piscinas existem equipamentos e detalhes que, normalmente, não são encontrados em outras academias e clubes.

Com o passar dos anos a metodologia Via Esporte, que tem evolução continua, foi ganhando reconhecimento pela forma como ela é implementada e pelos resultados obtidos. Isso gerou oportunidades para os profissionais da academia, em especial para a Diretora Técnica Sandra Rossi Madormo, ministrar cursos e palestras sobre a metodologia Via Esporte em cursos de graduação, pós-graduação e em congressos nacionais e internacionais. Como consequência, uma demanda elevada surgiu para conhecer a metodologia na prática, o que faz a academia receber profissionais de todo o Brasil e até do exterior para visitas e estágios. Em função da necessidade por troca de informações dos profissionais atuantes na natação infantil, os diretores da Via Esporte criaram o CBNI (Congresso Brasileiro de Natação Infantil), em 2008, realizado anualmente, com a presença de mais de 500 profissionais especializados por edição, e que se tornou o maior evento do Brasil e entre os principais do mundo na área.

Devido as demandas levantadas no CBNI, em 2011, criaram o INATI (Instituto de Natação Infantil) entidade que tem como finalidade o desenvolvimento da natação infantil brasileira e a disseminação da segurança aquática através da informação.

Desde 2006, a Via Esporte vem mantendo relacionamento com entidades internacionais visando o aprimoramento de seu trabalho. A Via Esporte foi a primeira academia brasileira a ser aceita pela USSSA (United States Swim School Association), em 2006. Também foi a primeira a ser aceita, em 2010, pela Swim Australia. Em 2016 se associou a ASSA (Australian Swim Schools Association). Estas três são as maiores associações de escolas de natação do mundo. Além delas, a Via Esporte é recomendada pela WABC Network (World Aquatic Babies and Children) que lhe conferiu o título de Diplomata, pela contribuição que tem dado a natação infantil. Em 2011 a Via Esporte foi aceita, mais uma vez como a primeira academia do Brasil, pela NDPA (National Drowning Prevention Alliance), organismo americano que tem como preocupação principal a prevenção de afogamentos, trabalho em que a Via Esporte, também, tem forte atuação. Em 2017 foi criada a ISSA (International Swim Schools Association) e, mais uma vez, a Via Esporte foi pioneira no país, porém neste caso, além da participação como membro da entidade, foi reconhecida a importância da Via Esporte no mercado internacional e seu Diretor Executivo, Rafaele Madormo, foi empossado como membro do Conselho Consultivo da entidade formado por profissionais de escolas de natação de países como Suécia, Canadá, Austrália, EUA, Nova Zelândia, México e Inglaterra. No Brasil, a Via Esporte participa da UNEN (União Nacional das Escolas de Natação) há mais de 20 anos e faz parte do conselho diretivo da entidade. Em virtude de sua metodologia diferenciada a Via Esporte já apresentou seu trabalho em congressos internacionais na Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, República Tcheca, Espanha, Panamá e Portugal conferindo-lhe projeção internacional como referência no ensino e prática da natação.

Entidades que reconhecem a Via Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *