Pilates com aparelhos

2042

O Pilates  tem parceria com a equipe da FisioPilates dirigida pela Fisioterapeuta Vivane Botelho Cruz com larga experiência na área. A metodologia utilizada nas aulas segue os princípios da Via Esporte.

“Completa coordenação de corpo, mente e espírito. Desenvolve o corpo uniformemente, corrige postura, desenvolve a vitalidade física, revigora e eleva o espírito.” Joseph Pilates

Pilates é um método de condicionamento físico e de reabilitação criado pelo alemão Joseph Pilates. Trabalha a mente e a respiração, que é coordenada com o movimento. São mais de 500 exercícios em aparelhos e exercícios complementares feitos em solo (Matt Pilates).

A qualidade do método está em atender pessoas de todas as idades, sedentárias ou esportistas. A única recomendação é que, se tiver alguma dor ou restrição do movimento, como dores nas costas, a pessoa deve fazer o Pilates nos aparelhos (Estúdio Pilates); e as gestantes, que não praticaram Pilates antes de engravidar, devem esperar o fim do primeiro trimestre de gestação para começar.

Benefícios:
· Melhora da capacidade cardiovascular respiratória;
· Oferece condicionamento físico e mental;
· Alivia os problemas relacionados ao estresse, diminuindo tensão e fadiga;
· Melhora a força, elasticidade muscular e mobilidade articular;
· Fortalece a musculatura abdominal;
· Desenvolve os músculos que suportam a coluna eliminando dores crônicas;
· Revitaliza;
· Otimiza o desempenho desportivo;
· Promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da auto estima.

Alterações musculares com os exercícios de Pilates:
· Melhora a função neuromuscular;
· Aumenta a capacidade metabólica contrátil;
· Aumenta a função do músculo.

Alterações na composição corporal:
· Aumenta a densidade óssea;
· Aumenta o volume muscular (sem exageros);
· Diminui a porcentagem de gordura.

Dúvidas mais freqüentes:

1) Existe alguma contra-indicação?
Não. Avise ao fisioterapeuta para que ele adapte alguns exercícios de modo que você não sinta dor ou desconforto. O Pilates bem aplicado pode ajudar na recuperação de lesões, cirurgias, pacientes neurológicos e cardiopatas, pois sua característica é o baixo impacto, protegendo assim, as articulações.

2) Pilates deixa o abdome definido?
Sim, isso ocorre devido a respiração durante os exercícios. Deve-se puxar o ar e ao soltar projetar o umbigo para dentro, contraindo a musculatura abdominal.

3) Qual a diferença entre Pilates e Yoga?
O Pilates sofreu várias influências, entre elas a hatha yoga. Ambos trabalham concentração, consciência corporal, autocontrole e respiração. A maior diferença está na seqüência e dinâmica dos exercícios.

4) É necessário algum preparo físico para começar?
Não. O Pilates e um método de condicionamento físico considerado uma das melhores formas de trabalhar corpo e mente.
É necessária uma avaliação para saber os aspectos gerais, tais como, força muscular, flexibilidade e condicionamento. O mais importante é respeitar o ritmo e os limites do corpo.

5) Qual a diferença entre Pilates e Musculação?
Ambos fortalecem a musculatura, mas os exercícios de Pilates trabalham fortalecimento e alongamento juntos. O ritmo é mais lento, com poucas repetições, facilitando assim, a integração entre mente, respiração e corpo. Todos os exercícios são feitos com a musculatura abdominal, do períneo, glúteos e alguns músculos da coluna, em contração.
É importante lembrar que os exercícios de Pilates otimizam qualquer atividade física, tais como, a musculação e a natação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *